terça-feira, 4 de setembro de 2012

EXAME FÍSICO GENITÁLIA E ÂNUS

Genitália Feminina e Reto 
O exame da genitália feminina e do reto pode ser embaraçoso para a paciente, a menos que o profissional realize uma abordagem calma e relaxada. Cada parte do exame deve ser explicada a paciente antecipadamente. 

A paciente pode estar sendo abordada pelo profissional com o proposito especifico de execução de um exame completo dos órgãos reprodutores femininos. Ao praticar as medidas rotineiras de higiene ou durante o preparo da paciente para a inserção de um cateter urinário, o profissional poderá aproveitar a oportunidade para examinar a genitália externa. 
Preparo do Paciente 
O equipamento listado a seguir será necessário se a paciente estiver sendo submetida a um exame completo: 

  1. Mesa de exames com estribos 
  2. Especulo vaginal 
  3. Fonte de iluminação ajustável 
  4. Pia ou vasilha 
  5. Lubrificante 
  6. Luvas descartáveis transparentes 
  7. Laminas de vidro para microscópio 
  8. Pinças com material absorvente ou chumaços de algodão 
  9. Espátulas de madeira 
  10. Frascos com solução fixadora para coleta de amostra 
Todo este equipamento devera estar pronto antes do inicio do exame. 

Freqüentemente, e necessário que obtenha uma amostra da urina. Caso seja este o único exame a ser executado, a paciente devera esvaziar a bexiga antes do inicio do exame. Caso seja necessário um exame vaginal, a paciente e colocada na posição litotomia. Esta posição e a mais pratica, pois permite a completa visualização da região genital. 

Quando o exame se limita a genitália externa, o profissional ajuda a paciente a assumir a posição de litotomia na cama ou na mesa de exame. A paciente deve flexionar os joelhos perpendicularmente a cama e relaxar as coxas, permitindo que cada perna seja abduzida para o lado respectivo. A cabeça deve ser elevada, para maior conforto. Uma mulher com dor ou apresentando deformidades articulares pode não conseguir assumir a posição de litotomia. 

Nesta situação, poderá ser necessário abduzir uma das pernas, tendo um auxiliar para separar as coxas da paciente. 

O examinador do sexo masculino devera ter sempre uma atendente durante o exame. Uma examinadora poderá preferir trabalhar sozinha, mas devera ter também uma atendente caso a paciente esteja particularmente ansiosa ou emocionalmente instável. 


Genitália Externa 

A região do períneo deve estar muito bem iluminada. O profissional deve calcar as luvas para facilitar a avaliação e prevenir a transmissão de infecções. 

O períneo e extremamente sensível e delicado; não se deve tocar a região bruscamente sem antes prevenir a paciente. E melhor tocar primeiro as vizinhanças da coxa antes de avançar para o períneo. 

Deve-se inspecionar a quantidade e distribuição de pelos na região. Os pelos crescem em um triângulo próxima a borda superior da pube. Os lados dos triângulos recobrem as superfícies externas dos grandes lábios. 

A pele do períneo e ligeiramente mais escura que a do resto do corpo e as mucosas se apresentam úmidas e com uma coloração rosa-escura. 

Os grandes lábios são geralmente carnudos e bem formados em uma mulher adulta normal. 

Após o parto, esses lábios se apresentam separados, provocando maior proeminência dos pequenos lábios. Esses lábios normalmente não apresentam inflamações, edema, lesões ou lacerações. 

O tamanho do clitóris varia, exercendo, entretanto, 2 cm de comprimento ou 1 cm de largura. 

Quando inflamado, ele se apresenta com uma coloração vermelho brilhante. Nas mulheres mais jovens, este e um local comum de lesões de sífilis ou cancros, que surgem com as pequenas ulceras abertas que drenam um material seroso. As mulheres idosas poderão apresentar alterações malignas que resultarão em lesões nodulares secas e declamativas. 

Os pequenos lábios são normalmente mais delgados que os grandes lábios. E comum que um lado seja maior que o outro. Em mulheres virgens, os lábios normalmente estão juntos enquanto resultado de partos ou relações sexuais, eles tendem a se separar e cair para os lados. Ao redor da uretra existem aberturas minúsculas da glândula de Skene. O profissional que suspeite de qualquer inflamação devera verificar o corrimento uretral. 

Ao inspecionar o introito vaginal, o examinador devera observar as condições do hímen que fica logo dentro da abertura do canal vaginal. 

Caso sejam detectadas inflamações ou edemas próximos à área posterior ao introito, às glândulas não podem ser palpadas. Para tentar a palpação, o examinador coloca um polegar e o dedo indicador entre os grandes lábios e o introito, e palpa um lado de cada vez. 

E frequente a ocorrência de perda de suporte da saída vaginal. Uma porção da parede vaginal e a bexiga podem sofrer um colapso e cair sobre o introito. A paciente e solicitada a fazer forca para baixo, como se estivesse evacuando. Se não houver um suporte muscular adequado, as paredes da vagina se abaularão, bloqueando a abertura do introito. 

O profissional também poderá inspecionar o anus nesse momento, verificando a presença de lesões e hemorroidas (dilatação dos vasos sanguíneos ao redor do ânus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário