sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Ai! Esqueci!!!” Saiba como exercitar sua mente…


Você sabia que há vários exercícios que melhoram e estimulam sua mente? E você sabia que eles previnem MUITAS doenças futuras, como por exemplo o Mal de Alzheimer?

De acordo com pesquisas, podemos aprender a exercitá-la:
- Faça algumas ATIVIDADES DIÁRIAS: pratique jogos de xadrez, palavras cruzadas  e  jogue videogames (jogos de concentração e atenção). Faça exercícios simples como: recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela, etc).
- Aprenda NOVAS HABILIDADES: se você não gosta de ouvir música, aprenda a ouvir, ou aprenda a tocar algum instrumento; aprenda pintura; aprenda a mexer no computador; enfim, se dê ao luxo de ampliar seu leque de habilidades.
- Cultive a ATENÇÃO: atente-se aos fatos mais importantes dos que ocorreram durante o dia e procure guardá-los; exercite-se com objetos simples mantendo a concentração; exercite-se com um texto e procurar refletir somente sobre ele.
- Faça EXERCÍCIOS MNEMÔNICOS: associe os fatos a imagens e procure guardá-los na memória; ou imagine um alimento suculento e imagine todas as suas características a ponto de sentir prazer.
- Preste atenção na sua ALIMENTAÇÃO: a boa alimentação é fundamental para a conservação da memória. Devem-se evitar excessos e entender que uma boa alimentação é a bem balanceada entre proteínas, gorduras e açúcar, sendo rica em vitaminas. A tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12 são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória, devendo ser utilizados de preferência produtos naturais. A água é muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se hidratado.
- RELAXE SUA MENTE: estar relaxado e emocionalmente bem, é fundamental para manter uma boa atenção de conservar a memória. A tensão e a ansiedade prejudicam a memória e a depressão dificulta muito o processo de memorização.
- EXERCITE-se: os exercícios feitos regularmente trazem benefícios importantes para o processo de memorização. Uma simples caminhada diária é o suficiente.
- DURMA muito bem: o repouso cerebral, pelo sono, é muito importante para se ter uma boa memória. Estudiosos observam que quem sofre de insônia tem sua memória prejudicada.

Abaixo estão algumas figuras que fazem nosso cérebro se exercitar, preste bastante atenção:


Tente distinguir que elementos existem nas duas últimas figuras. Bom exercício a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário