Disponível em : http://www.ebah.com.br/content/ABAAAASqAAG/prontuario-registro-enfermagem
PRONTUÁRIO E REGISTRO DE ENFERMAGEM
Prontuário
É a documentação legal permanente das informações relevantes para o gerenciamento do cuidado de saúde de um cliente.
Informações em um prontuário
Identificação
do cliente e dos dados demográficos; consentimento informado para
tratamentos e procedimentos, histórico de enfermagem da admissão,
diagnósticos ou problemas de enfermagem, plano de cuidados de enfermagem
e/ou multidisciplinar, registro do tratamento com o cuidado de
enfermagem e evolução, história médica, diagnóstico médico, prescrições
terapêuticas, registro da evolução médica e das disciplinas de saúde,
relatos dos exames físicos, relatos dos exames dos procedimentos
cirúrgicos, plano e sumário de alta e outros.
Finalidades de um prontuário
Comunicação, faturamento financeiro, educação, histórico, pesquisa, auditoria, documentação Legal.
Características para uma documentação de qualidade
Ser
concreto, ser exato, ser completo, ser atual, organizado, consciência
da importância, responsabilidade profissional, definição clara das
funções, rotinas escritas, clareza da escrita.
Como organizar um prontuário
Folha
de Admissão: dados demográficos específicos sobre o cliente: Nome,
número de identificação, sexo, idade, data de nascimento, nome do médico
assistente, data e hora da admissão.
Folha de prescrição médica:
Registro das prescrições médicas para tratamento e medicamentos com
data, hora e assinatura do médico.
Histórico de admissão de enfermagem: Sumário do histórico de enfermagem e exame físico.
Folhas de gráficos e fluxo: Registro de observações repetidas e medidas como sinais vitais, peso e balanço hídrico.
Anamnese
e exame físico: Resultado do exame inicial realizado pelo médico,
incluindo achada, história familiar, diagnósticos confirmados e plano de
cuidados.
Evolução de Enfermagem: Registro narrativo do processo de enfermagem
Registro
de medicamentos: Documentação exata de todos os medicamentos
administrados: Data, hora, dose, via de administração, assinatura de
quem preparou e administrou.
Notas de Evolução médica: Registro contínuo do progresso do cliente e da resposta à terapia e revisão do processo da doença.
Registro
das disciplinas de cuidado de saúde: Entradas feitas no registro por
todas as disciplinas de saúde correlatas: Radiologia, serviço social,
laboratórios.
Sumário de Alta: Condição do cliente, evolução,
prognóstico, reabilitação, necessidades de ensino no momento da alta do
hospital.
Orientações legais para prontuário
Orientação: Não rasurar, aplicar corretivo líquido ou riscar os erros feitos durante o registro
Justificativa: O registro torna-se ilegível, pode parecer que você esteja tentando ocultar a informação ou apagar o registro.
Ação Correta: Fazer uma única linha sobre o erro e escrever a palavra erro acima dela em seguida realizar a anotação correta.
Orientação:
Não escrever comentários retalia dores ou críticos sobre o cliente ou o
cuidado prestado por outro profissional de saúde.
Justificativa: As frases podem ser usadas como evidencia de comportamento não profissional ou de má qualidade do cuidado.
Ação correta: Redigir com descrições objetivas do comportamento do cliente; os comentários devem ser colocados entre aspas.
Orientação: Corrigir todos os erros de imediato:
Justificativa: Os erros no registro podem levar a erros no tratamento
Ação correta: Evitar ter pressa para preencher o registro, certificar-se de que a informação está exata.
Orientação: Registrar todos os fatos
Justificativa: O registro deve ser exato e confiável
Ação Correta: Certificar-se de que a redação é concreta, não especular ou fazer suposição.
Orientação: Não deixar espaço em branco nas anotações de enfermagem.
Justificativa: Outra pessoa pode acrescentar informações incorretas no espaço
Ação
correta: Registrar consecutivamente linha por linha, se sobrar espaço
desenhar uma linha horizontal sobre ele e assinar seu nome no final.
Orientação: Redigir as informações de forma legível e com tinta
Justificativa:
As redações ilegíveis podem ser interpretadas de maneira errônea
gerando erros e ações judiciais. A tinta não pode ser apagada, os
registros são foto copiado e arquivado em microfilme.
Ação correta: Nunca apagar os registros ou utilizar corretivo líquido, tampouco utilizar lápis.
Orientação: Quando a prescrição for questionada, registrar que foi procurado o esclarecimento.
Justificativa:
Quando você executa uma prescrição reconhecidamente incorreta, é tão
responsável para a ação legal quanto o médico.
Ação correta: Não
registrar “O médico cometeu o erro”. Em vez disso, registrar que o
médico Smith foi contatado por telefone, para esclarecer a prescrição do
analgésico.
Orientação: Registrar apenas para você mesma
Justificativa: Você é responsável pelas informações que coloca no registro
Ação correta: Nunca registrar por outra pessoa.
Orientação: Evitar usar frases genéricas e vazias, como “estado inalterado” ou “teve um bom dia”.
Justificativa:
A informação específica sobre a condição ou caso do cliente pode ser
acidentalmente deletada, quando a informação é muito genérica.
Ação correta: Utilizar descrições completas e concisas do cuidado.
Orientação: Começar cada registro com hora e terminar com sua assinatura e carimbo.
Justificativa:
Esta orientação assegura que a seqüência correta de eventos seja
registrada, a assinatura documenta quem é responsável pelo cuidado
fornecido.
Ação correta: Não esperar até o final do plantão para
registrar as alterações importantes que ocorreram há várias horas e
certificar-se de assinar cada entrada.
TIPOS DE PRONTUÁRIOS
Papel: aquele formado pela junção dos impressos específicos preenchidos no decorrer do internamento do paciente.
Eletrônico:
as informações são armazenadas em formato digital e cujo objetivo
principal é permitir qualidade de atendimento, veracidade da informações
e assistência da equipe medica, de enfermagem e outros profissionais da
área da saúde.
PRONTUÁRIO DE PAPEL
Vantagens: Facilidade no
manuseio; maior liberdade na forma de escrever, facilidade de
transporte, não exige treinamento de pessoal, nunca está “fora do ar”.
Desvantagens:
Ilegibilidade, preenchimento incompleto, dificuldade de acesso,
fragilidade do papel, dificuldade de busca e necessidade de transcrição
para pesquisa, somente pode estar em um lugar, multiplicidade de pasta e
critérios de arquivamento.
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
Vantagens: Texto
legível, possivelmente consistente e completo, permite armazenamento de
imagens, verificação automática de dados, apoio automático à decisões
(alertas), melhor acesso e velocidade de informações, economia de tempo,
recupera informações.
Desvantagem: Alto custo, dificuldade de
manuseio pelo usuário, dificuldade para completa e abrangente coleta de
dados, treinamento de pessoal, manutenção constante, atualização e
preservação da integridade dos dados.
A guarda do prontuário deve ser
feita num período de 20 anos, no SAME (Serviço de Arquivo Medico e
Estatística). Os de papel são guardados em pastas ou microfilmagem e os
eletrônicos em empresas especializadas. Tem acesso ao prontuário, o
paciente, responsável legal (menor) e o responsável jurídico. Não pode
sair da instituição. Em casos de transferência do paciente e feita a
cópia de principais exames e diagnósticos. Ou em casos jurídicos
(judiciais). A instituição é responsável pela guarda do prontuário e o
médico enquanto o paciente estiver internado. O prontuário clínico deve
ser preciso, pois se trata de um documento legal. Em casos de processo
jurídico, mesmo tendo sido a assistência de enfermagem excelente, se não
houver registro do que foi executado, e deixar de ser documentado, para
o tribunal se configura como um cuidado não implementado. O cliente
pode solicitar leitura e copia na íntegra de seu prontuário.
A ENFERMAGEM E O PRONTUÁRIO
A
enfermagem tem como responsabilidade executar e registrar as rotinas
administrativas (admissão, transferência, alta e óbito), realizar
anotações no censo hospitalar, realizar anotações no relatório de
enfermagem, realizar o registro da anotação de enfermagem e medicações e
controles, anexar exames, manter organizado, encaminhar ao serviço de
contabilidade, auditoria ou faturamento, encaminhar ao SAME.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• PIRES, Denise. Hegemonia Médica na Saúde e a Enfermagem. Cortez Editora. São Paulo, 1989
• MEZZOMO, Augusto A. Serviço do Prontuário do Paciente. Organização e técnica. CEDAS, 3ª ed., 1988.
• IYER, Patrícia W. Processo e diagnóstico em Enfermagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
• POTTER, Patrícia A.; PERRY,Anne G..Grande tratado de Enfermagem Prática. São Paulo: Editora Santos, 2002.
• SMELTZER, S.C. et al. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanebara KOOGAN, 9 ed., vol.1, 2004.
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