Este é o plano de disciplina que será utilizado no segundo semestre deste ano.
Sociedade de Ensino Superior Piauiense
Coordenação de Enfermagem
Curso de Enfermagem
Plano de Disciplina
Missão
Fomentar, construir e sociabilizar o
conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento
humano com qualidade
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1. Identificação
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Eixo
Interdisciplinar:
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O cuidar da
dimensão do processo saúde doença nos diversos ciclos de vida.
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Disciplina:
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Enfermagem na Saúde da
Mulher e do Neonato
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Carga
Horária:
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204h
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Período:
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2012.2
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Professor/a:
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Keyla Maria Gomes Moreira Coelho
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2.
Ementa
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Assistência de enfermagem
à mulher em todo o seu ciclo vital no aspecto ginecológico. Assistência de
enfermagem obstétrica e neonatal. Pré-natal, parto e puerpério. Recém-nascido
sadio e/ou com intercorrências comuns. Necessidades nutricionais da mulher em
todo seu ciclo vital e no período gestacional. Aspectos éticos na atenção à
saúde da mulher e do neonato. Violência contra a mulher. Questões de gênero
Assistência de Enfermagem através do ensino clínico e prática acadêmica
supervisionada.
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3.
Objetivos
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Geral:
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- Prestar assistência de
enfermagem à mulher em seu ciclo gravídico, puerperal e ginecológico e ao
recém-nascido, bem como propiciar meios capazes de desenvolver conhecimentos
e habilidades em assuntos de assistência obstétrica, neonatal e ginecológica,
objetivando criar condições e qualificação profissional dos educandos.
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Específicos:
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-Discutir o processo histórico de construção da
identidade feminina na sociedade brasileira;
-Desenvolver estratégias, atividades educacionais
e assistenciais de enfermagem relacionadas à promoção da saúde e incentivo ao
autocuidado às mulheres;
-Definir conceitos básicos dos assuntos abordados;
-Relacionar as principais manifestações clínicas da
gravidez normal e com intercorrências, do puerpério normal e com intercorrências
do recém nascido normal e com complicações bem como das intercorrências mais freqüentes
em clínica ginecológica;
-Descrever características importantes e aplicar
técnicas de enfermagem específicas na assistência obstétrica, neonatal e
ginecológica;
-Conhecer os direitos e deveres do enfermeiro
obstetra, consoante a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem;
-Fomentar no aluno o
raciocínio clínico realizando avaliação, julgamento clínico e
a tomada de decisão frente
aos agravos reais ou potenciais detectados.
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4.
Conteúdo
Programático/Cronograma de trabalho
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Unidade
I /CH
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Conteúdos
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Atividades
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Período
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Recursos
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Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo I
20 h/a
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1.1.Políticas públicas
voltadas à saúde da mulher.
1.2.O Sistema Reprodutor
Feminino: Conceitos básicos;
1.3.
Modificações fisiológicas na gravidez;
1.4.
A Consulta de Enfermagem no Pré - natal;
1.5.
Os fatores mecânicos do parto;
1.6.
O mecanismo do parto;
1.7.
Período puerperal;
1.8.
Aleitamento Materno;
1.9.Complexidade do
Período gestacional.
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§ Apresentação da
disciplina
§ Exposição em
aula
§ Aulas práticas
|
Ago
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§ Plano
de disciplina
§ Data
show
§ Apresentações
em PowerPoint
§ Quadro
acrílico e pincel
§ Peças
anatômicas
§ Roteiros
de aulas práticas
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Unidade
II/CH
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Conteúdos
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Atividades
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Período
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Recursos
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Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo II
20 h/a
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2.1.
O câncer cérvico - uterino;
2.2.Prevenção,
detecção precoce e controle do câncer de colo uterino;
2.3.Técnica
de colheita de exame citopatológico;
2.4.
O câncer de mama;
2.5.Prevenção,
detecção precoce e controle do câncer de mama;
2.6.Técnica
do auto exame de mamas;
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§ Exposição
em aula
§ Atividades
individuais e em grupo
§ Aulas
práticas
§ Visita
técnica
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Set
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§ Data
show
§ Apresentações
em PowerPoint
§ Quadro
acrílico e pincel
§ Roteiros
de aulas práticas
§ Avaliações
impressas
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Unidade
III/CH
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Conteúdos
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Atividades
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Período
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Recursos
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Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo III
22 h/a
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3.1.
A Consulta de enfermagem em Ginecologia;
3.2.
Problemas ginecológicos mais freqüentes;
3.3.
O Planejamento Familiar e os métodos contraceptivos;
3.4.
O cuidado de enfermagem à mulher que vivencia: Doenças sexualmente
transmissíveis;
3.5.
Necessidades nutricionais da mulher em todo seu ciclo vital e no período
gestacional;
3.6.
Climatério e menopausa;
3.7.
Violência contra a mulher: implicações sobre saúde reprodutiva
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§
Exposição em aula
§ Seminários
§ Atividades
individuais e em grupo
§ Aulas
práticas
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Set/Out
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§ Data
show
§ Apresentações
em PowerPoint
§ Quadro
acrílico e pincel
§ Roteiros
de aulas práticas
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Unidade IV/CH
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Conteúdos
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Atividades
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Período
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Recursos
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Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo IV
20 h/a
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4.1.A Prática da Enfermagem Neonatal;
4.2.Adaptações Neonatais à Vida Extrauterina;
4.3.Exame Físico Neonatal;
4.4.A pele do Recém - nascido;
4.5. A Família na Unidade Neonatal;
4.6. Avaliação e Manejo da Dor no RN;
4.7. Manejo da estabilidade térmica do RN.
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§ Exposição
em aula
§ Atividades
individuais e em grupo
§ Aulas
práticas
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Out/Nov
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§ Data
show
§ Apresentações
em PowerPoint
§ Quadro
acrílico e pincel
§ Peças
anatômicas
§ Roteiros
de aulas práticas
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Unidade V/CH
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Conteúdos
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Atividades
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Período
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Recursos
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Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo V
20 h/a
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5.1.Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN;
5.2. Reanimação Neonatal;
5.3. Cuidados de
Enfermagem voltados para o desenvolvimento Neurocomportamental do RN;
5.4. Administração de
Medicamentos ao RN;
5.5. Equilíbrio
hidroeletrolítico e nutricional do RN;
5.6. Prematuridade;
5.7. Distúrbios nos
sistemas do RN;
5.8. Afecções cirúrgicas e
malformações congênitas no período neonatal;
5.9. Infecção Neonatal.
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§ Exposição
em aula
§ Seminário
§ Aulas
práticas
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Nov/Dez
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§ Data
show
§ Apresentações
em PowerPoint
§ Quadro
acrílico e pincel
§ Roteiros
de aulas práticas
§ Avaliações
impressas
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Unidade VI/CH
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Conteúdos
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Atividades
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Período
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Recursos
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Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo VI
102 h/a
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6.1.Prática acadêmica supervisionada
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§ Aula
práticas supervisionadas
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Ago/Dez
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§
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5.
Metodologia
de Ensino (descrever
o desenvolvimento geral da disciplina, destacando o processo de
interdisciplinaridade e as atividades práticas).
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A disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher e do Neonato será
ministrada no bloco VII no 2º período de 2012, proporcionando meio capaz de
favorecer ao educando conhecimentos sobre uma das áreas específicas e
prioritárias dos programas de saúde. As atividades serão desenvolvidas de
forma a facilitar a interação da clientela aos objetivos a serem alcançados,
utilizando-se recursos técnicos que favoreçam conhecimento, compreensão,
análise, síntese e aplicação do conteúdo programático. O conteúdo prático
será desenvolvido em laboratório. Durante o período serão abordados temas
transversais como: Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e
Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à
democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes
para a sociedade brasileira contemporânea, presentes sob várias formas na
vida cotidiana. Também será realizada visita técnica acompanhada do professor
da disciplina, assim como aulas extras como forma de complementação a carga
horária em conformidade com o MEC.
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6.
Metodologia
de Avaliação
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Orientações institucionais
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§ Considerar-se-á
aprovado na disciplina o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75%
(setenta e cinco por cento) e aproveitamento igual ou superior a 7 (sete) na
média aritmética das três avaliações.
§ O
aluno será considerado reprovado na disciplina caso se enquadre em um ou mais
itens abaixo.
v Não
alcançar 75% (setenta e cinco por cento) da freqüência às aulas e demais
atividades escolares;
v Atingir
média de aproveitamento inferior a 4,0 (quatro);
v Atingir
média final inferior a 6,0 (seis);
v Estando
apto a fazer a prova final, não o fizer, salvo nos casos previstos na
legislação.
v Serão
considerados como trabalho e avaliação, para efeito de registro no diário de
classe duas verificações de aprendizagem, resultantes do conjunto solicitado
durante o curso que se processará da seguinte forma:
§ Avaliação formativa, que implica na
freqüência do aluno às aulas, com assiduidade e pontualidade, no engajamento
do educando nas atividades práticas individuais e em grupo, na sua participação
verbal nas discussões e debates no grupo.
§ Avaliação somativa que se refere aos
resultados obtidos pelo educando nas verificações de seu aprendizado, apresentação
de trabalhos individual e/ou em grupo.
v Defini-se como critério de assiduidade a freqüência
mínima de 75% às aulas, sendo vetado o abono de faltas.
v Define-se como critério de pontualidade a freqüência
às aulas no horário estabelecido e em tempo integral.
v Os
procedimentos avaliativos constarão de dois (02) momentos com o uso de no
mínimo dois (02) instrumentos para cada momento de avaliação, atendendo as
especificações a seguir:
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1ª Avaliação
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Instrumentos de avaliação/Nota
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Critérios/Nota
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a) Avaliação
Escrita (10,0)
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§
Domínio do conteúdo (8,0);
§
Desenvolvimento do raciocínio (2,0)
Obs: cada aluno poderá receber uma bonificação de até 1,0
ponto nessa avaliação caso apresente o seminário de articulação teoria e
prática.
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b) Avaliação Prática (10,0)
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§
Identificação correta das estruturas anatômicas
assinaladas (10,0)
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2ª Avaliação
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a) Avaliação
Escrita (10,0)
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§
Domínio do conteúdo (8,0);
§
Desenvolvimento do raciocínio (2,0)
Obs: cada aluno poderá receber uma bonificação de até 1,0
ponto nessa avaliação caso apresente o seminário de articulação teoria e
prática.
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||||||
b) Avaliação Prática (10,0)
|
§
Identificação correta das estruturas
anatômicas assinaladas (10,0)
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7. Bibliografia
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Básica:
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BRASIL.
Ministério da Saúde. Pré - natal e puerpério: atenção qualificada e
humanizada. Manual Técnico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006.
www.saude.gov.br
LOWDERMILK, Deitra Leonard;PERRY, Shannon E;BOBAK, Irene M. O cuidado em enfermagem materna. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002. REZENDE, Jorge de. Obstetrícia fundamental. Colaboração de Carlos Antonio Barbosa Montenegro. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. FREITAS, Fernando de et al. Rotinas em obstetrícia. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. |
|||||||
Comple-mentar:
|
CARVALHO,
Geraldo Mota de. Enfermagem em obstetrícia. São Paulo: EPU, 1990.
NEME, Bussâmara. Obstetrícia básica. 3. ed. São Paulo: Sarvier, 2005. BRASIL. Ministério da Saúde. Planejamento familiar. Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001. CAMARGOS, Aroldo Fernando; MELO, Victor Hugo de. Ginecologia ambulatorial. Belo Horizonte: Coopmed, 2001. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de controle das doenças sexualmente transmissíveis: DST. 3. ed. Brasília:[s.n.], 1999. DIÓGENES, Maria Albertina Rocha. Prevenção do câncer: atuação do enfermeiro na consulta ginecológica ; aspectos éticos e legais da profissão. Colaboração de Monica Dantas Sampaio Rezende; Nájla Gurgel Passos. 2. ed. Fortaleza: Pouchain Ramos, 2001. FREITAS, Fernando de et al. Rotinas em ginecologia. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de sífilis congênita. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL - BEMFAM. Normas técnicas em anticoncepção. Rio de Janeiro: BEMFAM, 2003. BALASKAS, Janet. Parto ativo: guia prático para o parto natural. 2. ed. São Paulo: Ground,1993.
BARROS,
Sonia Maria Oliveira de. Enfermagem obstétrica e ginecológica: guia para a
prática assistencial. Colaboração de Heimar de Fátima Marin; Ana Cristina
Freitas de Vilhena Abraão. São Paulo: Roca, 2002.
BRANDEN, Pennie Sessler. Enfermagem materno-infantil. Traduzido por Carlos Henrique Cosendey. 2. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2000. (Enfermagem prática). BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde. Pré-natal de alto risco, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001. BRASIL. MINISTERIO DA SAUDE. SECRETARIA DE POLITICAS DA SAUDE. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada a mulher. Brasília: [s.n.], 2003. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Urgências e emergências maternas: guia para diagnostico e conduta em situações de risco de morte materna. 2. ed. rev. Brasília:[s.n.], 2003. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gestação de alto risco. 4. ed. Brasília:[s.n.], 2000. |
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Obs: Planejamento sujeito a alterações durante o
transcurso do período letivo em razão das necessidades da disciplina.
Aprovado
em ____/_____/______
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Professor/a
Coordenação de Curso
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NADIPE
Representante do colegiado de curso
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