quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Este é o plano de disciplina que será utilizado no segundo semestre deste ano.

Sociedade de Ensino Superior Piauiense
Coordenação de Enfermagem
Curso de Enfermagem

Plano de Disciplina
Missão
 Fomentar, construir e sociabilizar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento humano com qualidade
1.    Identificação
Eixo Interdisciplinar:
O cuidar da dimensão do processo saúde doença nos diversos ciclos de vida.
Disciplina:
Enfermagem na Saúde da Mulher e do Neonato
Carga Horária:
204h
Período:
2012.2
Professor/a:
Keyla Maria Gomes Moreira Coelho
2.   Ementa

Assistência de enfermagem à mulher em todo o seu ciclo vital no aspecto ginecológico. Assistência de enfermagem obstétrica e neonatal. Pré-natal, parto e puerpério. Recém-nascido sadio e/ou com intercorrências comuns. Necessidades nutricionais da mulher em todo seu ciclo vital e no período gestacional. Aspectos éticos na atenção à saúde da mulher e do neonato. Violência contra a mulher. Questões de gênero Assistência de Enfermagem através do ensino clínico e prática acadêmica supervisionada.
3.   Objetivos
Geral:
- Prestar assistência de enfermagem à mulher em seu ciclo gravídico, puerperal e ginecológico e ao recém-nascido, bem como propiciar meios capazes de desenvolver conhecimentos e habilidades em assuntos de assistência obstétrica, neonatal e ginecológica, objetivando criar condições e qualificação profissional dos educandos.
Específicos:
-Discutir o processo histórico de construção da identidade feminina na sociedade brasileira;
-Desenvolver estratégias, atividades educacionais e assistenciais de enfermagem relacionadas à promoção da saúde e incentivo ao autocuidado às mulheres;
-Definir conceitos básicos dos assuntos abordados;
-Relacionar as principais manifestações clínicas da gravidez normal e com intercorrências, do puerpério normal e com intercorrências do recém nascido normal e com complicações bem como das intercorrências mais freqüentes em clínica ginecológica;
-Descrever características importantes e aplicar técnicas de enfermagem específicas na assistência obstétrica, neonatal e ginecológica;
-Conhecer os direitos e deveres do enfermeiro obstetra, consoante a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem;
-Fomentar no aluno o raciocínio clínico realizando avaliação, julgamento clínico e
a tomada de decisão frente aos agravos reais ou potenciais detectados.
4.   Conteúdo Programático/Cronograma de trabalho
Unidade
I /CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo I
20 h/a
1.1.Políticas públicas voltadas à saúde da mulher.
1.2.O Sistema Reprodutor Feminino: Conceitos básicos;
1.3. Modificações fisiológicas na gravidez;
1.4. A Consulta de Enfermagem no Pré - natal;
1.5. Os fatores mecânicos do parto;
1.6. O mecanismo do parto;
1.7. Período puerperal;
1.8. Aleitamento Materno;
1.9.Complexidade do Período gestacional.
§ Apresentação da disciplina
§ Exposição em aula
§ Aulas práticas

Ago
§ Plano de disciplina
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Peças anatômicas
§ Roteiros de aulas práticas

Unidade
II/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos

Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo II
20 h/a


2.1. O câncer cérvico - uterino;
2.2.Prevenção, detecção precoce e controle do câncer de colo uterino;
2.3.Técnica de colheita de exame citopatológico;
2.4. O câncer de mama;
2.5.Prevenção, detecção precoce e controle do câncer de mama;
2.6.Técnica do auto exame de mamas;
§ Exposição em aula
§ Atividades individuais e em grupo
§ Aulas práticas
§ Visita técnica

Set
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Roteiros de aulas práticas
§ Avaliações impressas
Unidade
III/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo III
22 h/a
3.1. A Consulta de enfermagem em Ginecologia;
3.2. Problemas ginecológicos mais freqüentes;
3.3. O Planejamento Familiar e os métodos contraceptivos;
3.4. O cuidado de enfermagem à mulher que vivencia: Doenças sexualmente transmissíveis;
3.5. Necessidades nutricionais da mulher em todo seu ciclo vital e no período gestacional;
3.6. Climatério e menopausa;
3.7. Violência contra a mulher: implicações sobre saúde reprodutiva
§  Exposição em aula
§ Seminários
§ Atividades individuais e em grupo
§ Aulas práticas

Set/Out
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Roteiros de aulas práticas

Unidade IV/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo IV
20 h/a
4.1.A Prática da Enfermagem Neonatal;
4.2.Adaptações Neonatais à Vida Extrauterina;
4.3.Exame Físico Neonatal;
4.4.A pele do Recém - nascido;
4.5. A Família na Unidade Neonatal;
4.6. Avaliação e Manejo da Dor no RN;
4.7. Manejo da estabilidade térmica do RN.
§ Exposição em aula
§ Atividades individuais e em grupo
§ Aulas práticas

Out/Nov
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Peças anatômicas
§ Roteiros de aulas práticas
Unidade V/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo V
20 h/a

5.1.Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN;
5.2. Reanimação Neonatal;
5.3. Cuidados de Enfermagem voltados para o desenvolvimento Neurocomportamental do RN;
5.4. Administração de Medicamentos ao RN;
5.5. Equilíbrio hidroeletrolítico e nutricional do RN;
5.6. Prematuridade;
5.7. Distúrbios nos sistemas do RN;
5.8. Afecções cirúrgicas e malformações congênitas no período neonatal;
5.9. Infecção Neonatal.
§ Exposição em aula
§ Seminário
§ Aulas práticas

Nov/Dez
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Roteiros de aulas práticas
§ Avaliações impressas
Unidade VI/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Saúde da Mulher e do Neonato – Módulo VI
102 h/a

6.1.Prática acadêmica supervisionada

§ Aula práticas supervisionadas
Ago/Dez
§  
5.   Metodologia de Ensino (descrever o desenvolvimento geral da disciplina, destacando o processo de interdisciplinaridade e as atividades práticas).

A disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher e do Neonato será ministrada no bloco VII no 2º período de 2012, proporcionando meio capaz de favorecer ao educando conhecimentos sobre uma das áreas específicas e prioritárias dos programas de saúde. As atividades serão desenvolvidas de forma a facilitar a interação da clientela aos objetivos a serem alcançados, utilizando-se recursos técnicos que favoreçam conhecimento, compreensão, análise, síntese e aplicação do conteúdo programático. O conteúdo prático será desenvolvido em laboratório. Durante o período serão abordados temas transversais como: Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira contemporânea, presentes sob várias formas na vida cotidiana. Também será realizada visita técnica acompanhada do professor da disciplina, assim como aulas extras como forma de complementação a carga horária em conformidade com o MEC.
6.   Metodologia de Avaliação

Orientações institucionais
§ Considerar-se-á aprovado na disciplina o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento igual ou superior a 7 (sete) na média aritmética das três avaliações.
§ O aluno será considerado reprovado na disciplina caso se enquadre em um ou mais itens abaixo.
v Não alcançar 75% (setenta e cinco por cento) da freqüência às aulas e demais atividades escolares;
v Atingir média de aproveitamento inferior a 4,0 (quatro);
v Atingir média final inferior a 6,0 (seis);
v Estando apto a fazer a prova final, não o fizer, salvo nos casos previstos na legislação.
v Serão considerados como trabalho e avaliação, para efeito de registro no diário de classe duas verificações de aprendizagem, resultantes do conjunto solicitado durante o curso que se processará da seguinte forma:
§ Avaliação formativa, que implica na freqüência do aluno às aulas, com assiduidade e pontualidade, no engajamento do educando nas atividades práticas individuais e em grupo, na sua participação verbal nas discussões e debates no grupo.
§ Avaliação somativa que se refere aos resultados obtidos pelo educando nas verificações de seu aprendizado, apresentação de trabalhos individual e/ou em grupo.  
v   Defini-se como critério de assiduidade a freqüência mínima de 75% às aulas, sendo vetado o abono de faltas.
v   Define-se como critério de pontualidade a freqüência às aulas no horário estabelecido e em tempo integral.
v Os procedimentos avaliativos constarão de dois (02) momentos com o uso de no mínimo dois (02) instrumentos para cada momento de avaliação, atendendo as especificações a seguir:

1ª Avaliação
 Instrumentos de avaliação/Nota
Critérios/Nota

a) Avaliação Escrita (10,0)

§ Domínio do conteúdo (8,0);
§ Desenvolvimento do raciocínio (2,0)
Obs: cada aluno poderá receber uma bonificação de até 1,0 ponto nessa avaliação caso apresente o seminário de articulação teoria e prática.
b) Avaliação Prática (10,0)

§ Identificação correta das estruturas anatômicas assinaladas (10,0)
2ª Avaliação

a) Avaliação Escrita (10,0)

§ Domínio do conteúdo (8,0);
§ Desenvolvimento do raciocínio (2,0)
Obs: cada aluno poderá receber uma bonificação de até 1,0 ponto nessa avaliação caso apresente o seminário de articulação teoria e prática.
b) Avaliação Prática (10,0)

§ Identificação correta das estruturas anatômicas assinaladas (10,0)
7. Bibliografia
Básica:
Comple-mentar:










Obs: Planejamento sujeito a alterações durante o transcurso do período letivo em razão das necessidades da disciplina.

Aprovado em ____/_____/______

________________________________                            _______________________________________
Professor/a                                                                          Coordenação de Curso


________________________________                           _______________________________________
                      NADIPE                                                                  Representante do colegiado de curso

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