segunda-feira, 10 de junho de 2013

Hospital Albert Einstein oferece aulas online gratuitas

           O Hospital Israelita Albert Einstein oferece gratuitamente cursos online voltados a profissionais da saúde e outros interessados no tema. Por enquanto, estão disponíveis 30 vídeo-aulas para médicos e enfermeiros.
          Aleitamento materno, aspiração traqueal, diabetes, insuficiência cardíaca coronária, medição de pressão arterial e medicações inalatórias são alguns dos temas abordados pelos cursos.

Confira as vídeo-aulas gratuitas no site dos Cursos Abertos do Hospital Albert Einstein.

Governo planeja método de avaliação de médicos estrangeiros

“Estamos desenhando o modelo de avaliação desses médicos, porque nós queremos médicos bem formados, com capacidade de atuar, que conheçam os problemas de saúde do nosso País", diz Padilha 

               O governo está desenvolvendo um método de avaliação para os médicos estrangeiros que vierem trabalhar no Brasil, disse no sábado (8) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao abrir a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Heliópolis, zona sul paulistana. “Estamos desenhando o programa. Desenhando o modelo de avaliação desses médicos, porque nós queremos médicos bem formados, com capacidade de atuar, que conheçam os problemas de saúde do nosso país.”
          Segundo Padilha, além do trabalho conjunto com os ministérios da Educação e das Relações Exteriores, o governo está mantendo contato com os países que podem enviar os profissionais de saúde. “Nós mandamos missões para a Espanha, Portugal, o Canadá, a Austrália e a Inglaterra, que já é uma parceira antiga nossa, para desenhar o programa”, acrescentou.
             Os médicos estrangeiros vão, de acordo com o ministro, ajudar a suprir uma demanda de 13 mil profissionais para atender as periferias e o interior. Padilha ressaltou, no entanto, que parte dessa carência já foi atendida com o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que incorporou 4 mil profissionais. Com o programa, os médicos recebem uma bolsa mensal de R$ 8 mil para cumprir 32 horas semanais de trabalho nas unidades básicas de Saúde e oito horas semanais de curso de pós-graduação em saúde da família, com duração de um ano.
               Esse trabalho de formação de médicos é, segundo o ministro, a prioridade do governo. “O grande foco que o Ministério da Saúde tem em primeiro lugar é investir no médico brasileiro, dar mais oportunidades para o médico brasileiro que queira trabalhar na periferia das grandes cidades e nos municípios do interior”, disse.
           Para isso, Padilha disse que pretende abrir escolas de medicina nos locais que atualmente têm carência desses profissionais. “Estamos fechando a proposta de ampliação de vagas de medicina. Uma das questões mais importantes é dar mais oportunidade para o jovem que nasceu e cresceu na periferia, no interior, possa fazer uma faculdade de medicina.”

GABARITO DA PROVA DE EMBRIOLOGIA E GENÉTICA - ENFERMAGEM

1- B; 2- D; 3- E; 4- C; 5- A; 6- A; 7- C; 8- A; 9- A; 10- C; 11- C; 12- C; 13- E; 14- C; 15- D

sexta-feira, 7 de junho de 2013

RELATÓRIO DE ENFERMAGEM - PEDIATRIA



SEGUE ABAIXO UM MODELO DE RELATÓRIO DE ENFERMAGEM, PARA SER USADO EM PEDIATRIA.


PASSO A PASSO:


1) TERMINOLOGIA: ( RN, LACTENTE, CÇA, PRÉ ESCOLAR, ESCOLAR)
2) ACOMPANHADA POR: (MÃE , PAI, TIA, AVÓ)
3) ONDE ESTÁ (CAMA, BERÇO, DIVÃ)
OBS: SE NA CAMA OU BERÇO, DESCREVER GRADES, ELEVADAS, ABAIXADAS.
4) COMO SE ENCONTRA: (CALMA, IRRITADA, SONOLENTA, CORADA, DESCORADA, ICTÉRICA, AFEBRIL, DISPNEICA, ETC..)
5) O QUE APRESENTA: (ESCORIAÇÕES, HEMATOMAS, TOSSE PRODUTIVA / SECA, ABDOMEM GLOBOSO / DISTENDIDO / DOLOR OU INDOLOR A PALPAÇÃO)
6) O QUE MANTÉM: JEJUM, (SOROTERAPIA, AVP (MSD - MSE / MID - MIE) (SALINIZADO) - (COM/SEM SINAIS FLOGÍSTICOS) , SVA / SVD(COM DEBITO EM ML), CURATIVOS (TIPO: OCLUSIVO, ETC..)
7) O QUE REFERE: (NESTE CASO O PAI E MÃE REFERE (BOA ACEITAÇÃO DA DIETA...) , DIURESE, EVACUAÇÕES (SIC)
8) MEDICADO CONFORME PM
9) SEGUE SOB CUIDADOS DE ENFERMAGEM
10) (ASSINA SEU NOME)


PS= É MUITO IMPORTANTE NA ADMISSÃO RELATAR TUDO, COMO ESTA CÇA CHEGOU PRA VC, A PESAGEM DEVE SER FEITA TODOS OS DIAS, LEMBRANDO-SE SEMPRE QUE A MEDICAÇÃO SERÁ FEITA DE ACORDO COM O PESO DA CÇA. É NECESSÁRIO MUITA ATENÇÃO NO CUIDADO COM PACIENTES/CLIENTE DE PEDIATRIA.


CUIDAR BEM - UM ATO DE AMOR

RELATÓRIO DE ENFERMAGEM - MATERNIDADE - PUÉRPERAS



Puerpura 2° DPPC, consciente, orientada, respondendo as solicitações verbais, deambulando, eupneica, sem queixas (hemodinamicamente estável, hipocorada (+2/+4), hidratada, afebril, mamas secretantes com presença de colostro. MMSS e MMII livres de edema, AVP salinizado em MSD sem sinais flogísticos e sem escoriações. Aceitou o desejujum, loquiação fisiológica normal. Eliminação fisiológica intestinal ausênte e diurese presente no momento (SIC), Segue sob cuidados e observações da Equipe de Enfermagem. (Assina o seu nome)


Aprenda como fazer uma anotação de enfermagem

Esta é uma anotação de Tec de enfermagem

Vou lhe mostrar uma sequência,começando por,


-1.Sinais subjetivos(e o que o paciente relata,o que ele fala para o profissional)

-2.Sinais objetivos(e o que você vê. Ex,edema,feridas,etc...)

-3.O que foi feito (os cuidados prestados por você)

-4.Dieta,alimentação(que tipo de dieta o paciente esta fazendo)

-5.Eliminação(anote o volume urinário,aspecto das fezes)

-6.Sinais vitais(PA,TAX,FC,FR)



Dentro dessa sequencia deve haver.


Deve abranger:
- Nível de consciência; coma,sonolento, orientado ou desorientado.
- Locomoção; acamado, deambulando.
- Mantendo jejum; sim ou não qual o motivo
- Dreno, cateter,caso houver
- Abdômen; globoso,distendido
- Sondas; fechada ou aberta
- Venóclise e dispositivo de infusão; local, tipo, periférica.
- Eliminações urinárias e fecais; ausente, presente, quantos dias
- Queixas; náuseas, dor, etc.





Exemplo de anotação de admissão.


Paciente João,deu entrada neste hospital se queixando de fortes dores abominais. Apresenta-se acordado,lúcido,corado,hidratado,ictérico,acianótico.PA 120x70 TAX38.5 FR 20 FC 90.Aceitou bem a dieta,foi realizado banho no leito.Respiração espontânea,em uso de sonda vesical fluindo bem,acesso periférico em MSE ,abdome globoso,funções vesico intestinais presentes,MMII sem anormalidades.OBS paciente apresentou episódios eméticos as 10hs.----------------fecha com assinatura



Exemplo de anotação de paciente internado.


07:00hs- Paciente lúcido,desorientado, em seu 4° dia de internação por ITU(infecção do trato urinário), cooperativo, deambulando sob auxilio da enfermagem, hidratado, febril (37.8ºC), normocardico, eupneico,
 normotenso, com acesso periférico em MSD em região de face dorsal da mão,sem sinais flogísticos. Sonda vesical fluindo bem. Encaminhado ao banho de aspersão, realizada a troca de roupa de cama. Aceitou bem a dieta oferecida. Eliminações vesico intestinais presente ..........Assinatura.

quinta-feira, 6 de junho de 2013