terça-feira, 29 de maio de 2012

A importância da Doula para a assistência a mulher

O que significa "doula"?

A palavra "doula" vem do grego e significa "mulher que serve". Hoje em dia, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional às outras mulheres durante a gravidez, no trabalho de parto e parto.

Como é o trabalho da doula?

Durante a gravidez a doula ajuda a mulher e o casal a prepararem-se para o parto.

Durante o parto a doula dá suporte físico e emocional. As pesquisas mostram que a presença da doula no parto pode:
- diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
- diminuir em 60% os pedidos de anestesia
- diminuir em 40% o uso da oxitocina
- diminuir em 40% o uso de fórceps.

Após o parto, dá apoio especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebé.


A doula não é conselheira,
não faz juízos morais,
não projecta valores pessoais.
A doula estimula o senso crítico da mãe.
A doula ajuda a despertar uma consciência.
Não somos uma muleta, somos uma companheira num caminho.
Não damos o peixe, mas podemos ajudar a construir uma cana de pesca.
Compete a nós Doulas, não deixarmos que façam de nós muletas. Nunca permitir que a nossa presença seja motivo para perda de poder pessoal, mas pelo contrário sempre motivo para o fortalecimento desse poder da mulher que acompanhamos
Estar ao lado, não tomar decisões pela outra pessoa, mas participar no seu processo transformativo, estar presente, ouvir, dar pistas, mas sobretudo ouvir, porque às vezes basta a uma pessoa permitir-se ter voz e ter um eco da sua própria voz, para encontrar as suas respostas.

Palavras da Doula Carla Guiomar


Este texto foi extraído do Parir em paz , vale apena visitar, abraço!!!

domingo, 27 de maio de 2012

Vermifugo albendazol – Um anti-helmíntico não indicado para gestantes

      Durante a gestação muitos medicamentos devem ser evitados, um deles é o albendazol. O medicamento apresenta atividade anti-helmíntica  eficaz no caso de ascaridíase, triquinose, tricuríase, ancilostomíase, enterobíase e em crianças é bastante eficaz contra giárdias. 
      A dose usual deste fármaco é de 1 comprimido de albendazol 400 mg em dose única, no caso de infecções como Taenia spp deve ser administrado 400 mg como dose única por 3 dias consecutivos.
É possível encontrar o genérico deste medicamento, o preço é relativamente baixo.
      O objetivo principal deste texto é relembrar as gestantes, sobre o uso do albendazol, a bula adverte sobre este fato. Gestantes e mulheres que estão tentando engravidar devem evitar o uso deste medicamento, inclusive, antes de iniciar o tratamento com este produto, deveria ser realizado um teste de gravidez em mulheres que estão em idade fértil. O uso nesta circunstância pode levar a alterações nucleares e problemas de formação do feto. Muitos autores não recomendam o tratamento de parasitoses durante a gestação nos casos de parasitismo assintomático ou de sintomas leves.
      Nos estudos realizados em ratas grávidas, com doses de 10mg/kg, foram evidenciados efeitos embriotóxicos e teratogênicos, assim sendo, não é aconselhável o uso deste medicamento durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Cabe ressaltar que um levantamento feito em 170 pacientes grávidas de vários países que fizeram uso inadvertidamente do  Mebendazol durante o primeiro trimestre de gestação, não foram observadas mal formações atribuíveis ao mebendazol. Neste levantamento a incidência de aborto espontâneo e mal formação não foi superior  à observada na população em geral.
    Durante a amamentação não se sabe se o Mebendazol é excretado no leite materno. Como muitos fármacos são excretados, deve-se ter em mente esta possibilidade ao administrar-se Mebendazol a lactantes.

sábado, 26 de maio de 2012

Mudanças no corpo da mulher durante a gestação

























O que acontece com o corpo da mulher durante a  gravidez?
O cabelo e a pele mudam, os pés incham, as estrias surgem, os seios crescem... E as alterações no organismo feminino não param por aí! Veja  como o corpo se prepara para a chegada do bebê
Os hormônios da gravidez
Estrógeno — Produzido nos ovários e na placenta, é o responsável pelas características femininas.
Progesterona — Produzida nos ovários e na placenta, prepara o útero para receber o embrião.
Gonodotrofina Coriônica (HCG) — Oriunda da placenta, estimula a progesterona e o estrógeno.
Melanotrófico — Aumenta a pigmentação de partes do corpo.
Prolactina — Estimula o leite.
Ocitocina — Contrai o útero para a expulsão do bebê na hora do parto e provoca a ejeção do leite na sequência.
Pele -Em 90% das gestantes surgem manchas pelo corpo. É que o hormônio melanotrófico age nas células da pigmentação e acelera a síntese de melanina. Calma, isso some em até um ano após o parto. Uma boa notícia? A oleosidade cai e a acne desaparece.
Olfato e paladar -O gosto e o cheiro ficam apuradíssimos. Uma hipótese é o aumento da vascularização na boca e no nariz. Outra é que se trataria de um mecanismo de defesa da mãe, antenada nas necessidades do feto.
Cabelos -Talvez eles nunca tenham sido tão lindos. A superprodução de estrógeno faz baixar a testosterona, hormônio que afina o fio, facilitando seu desprendimento. Desse modo, dificilmente há queda. Depois do parto, aí, sim, os fios a mais caem bruscamente.
 
Mamas -Elas podem aumentar três vezes de tamanho porque as glândulas mamárias se proliferam, há maior acúmulo de gordura e a prolactina prepara tudo para a produção de leite, que começa depois do parto. Se o bebê pesa 3 kg, consumirá 450 ml de leite por dia.
Coluna -Para sustentar o peso extra, o eixo de equilíbrio se desloca e as grávidas mudam a postura naturalmente. A partir do terceiro trimestre, há uma acentuação da lordose. Os ombros são jogados para trás e as pernas ficam mais afastadas.
Estrias -Quando o volume de gordura sob a pele aumenta demais, as fibras da derme distendem e podem se romper. Para recuperar a lesão, vasos sanguíneos se formam. Daí as manchas vermelhas que vão cicatrizando e embranquecem.
Fluxo sanguíneo -O volume de sangue pode aumentar até 50%, passando de 4,5 para 6,7 litros. É um esforço hercúleo para se adaptar às novas condições e o coração bate mais rápido.
Útero -Aqui os números impressionam mesmo: o volume do órgão passa de 90 cm3 para 1 000 cm3 perto do parto. Aumenta cerca de 20 vezes seu peso original. A quantidade de tecido se multiplica, deixando a região bem molinha para acomodar o embrião.
Sistema digestivo- As paredes do intestino, estômago e bexiga amolecem por causa da progesterona. Isso favorece o acúmulo de líquidos nos tecidos.

Estômago
A pressão do útero sobre o órgão faz com que ele fique comprimido, dificultando a digestão. Ela também é retardada pela secreção de hormônios que causam o enjoo.
Sistema digestivo Intestino
A retenção hídrica atrasa a passagem do alimento por esse órgão, levando à prisão de ventre.
Sistema excretor Bexiga
Mais apertada, explica por que as grávidas fazem xixi com frequência. Sem contar que os rins fabricam mais urina para filtrar o volume extra de sangue.
Varizes -A culpa é da progesterona e do estrógeno, que relaxam as paredes das veias e aumentam o risco de dilatação. Quando os vasos se dilatam, suas válvulas ficam abertas e o sangue tende a ficar estancado.
Inchaço -A progesterona facilita a retenção de água, enquanto o aumento uterino comprime a veia cava, no lado direito do corpo. A circulação desacelera e o sangue se acumula nas pernas, pés e tornozelos.
FONTES: Ana Beatriz de Freitas Castro Marques, endocrinologista do Hospital Samaritano, Edilson Ogeda, ginecologista e obstetra do Samaritano, Eduardo Cordili, obstetra do Hospital Albert Einstein, Leonardo Abruccio Neto, dermatologista do Hospital Santa Catarina.  www.bebe.com.br

Novidades no cuidado do recém-nascido

      A Fanem lança durante a Hospitalar uma incubadora de funções híbridas, chamada Unidade de Cuidado Intensivo DuettoTM 2386, que opera tanto como incubadora como uma unidade de cuidado intensivo irradiante (berço aquecido). De acordo com a companhia, o produto é o primeiro com essas características lançado no Brasil, que é o terceiro país a fabricar o equipamento do tipo no mundo.
      “A Duetto é um produto inusitado e muito inovador, que causará impacto no mercado brasileiro inclusive por sua competitividade”, explica Djalma Rodrigues, diretor industrial da Fanem, em comunicado. Ele enfaztiza que este foi o último produto desenvolvido com Marlene Schmidt, diretora executiva da Fanem falecida em abril deste ano.
      A incubadora possui leito ajustável, conta com um sistema de calor irradiante especialmente projetado para atender os recém-nascidos nos primeiros momentos de vida, painel de controle touchscreen colorido, com tecnologia MD-G4. O software sintetiza as opções de ajuste e monitorização, contendo um gráfico das funções vitais (frequências cardíaca e respiratória, SpO2, perfusão periférica) para tratamento e diagnóstico, por meio de um menu interativo.
        Além de alarmes audiovisuais de segurança e circulação de ar bidirecional, possui baixo nível de ruído (menor do que 50 dBA). Dentre as funções disponíveis no monitor colorido está a funcionalidade de oximetria de pulso; além de servocontrole de ar, temperatura da pele, umidade e concentração de O2; gráficos e mudanças de idiomas.

domingo, 20 de maio de 2012

Assistência Pré-natal

GESTAÇÃO 
A gestação se divide em duas fases:
• fase embrionária = são os dois primeiros meses de vida intra-uterina.
• fase fetal = começa a partir do terceiro mês de gestação até o nascimento.
Alterações fisiológicas na gestação 
Presunção:
 • Amenorréia
 • Polaciúria
 • Náuseas + êmese
 • Congestão mamária + aumento mamario
 Probabilidade: 
• Modificações uterinas (6ª semana)
• Útero acima da sífise pubiana (12ª semana)
Outros Sinais positivos de gestação: 
• Cloasma gravídico ou Sinal de Halban (hormônio melanotrópico)
• Tubérculos de Montgomery (glândulas sebácias)
• Linha Alba ou Nigra (abdome)
• Sinal de Chadwick ( vulva arroxeada)
• Ausculta dos Bcfs por Doppler fetal (10ª sem de IG)
• Ausculta dos Bcfs pos estetoscópio de Pinard (20ªsem de IG)
• Hipertêmia • Sialorréia ( salivação em abundância)
• Aumento das aréolas e escurecimento das mesmas.

O Ministério da Saúde preconiza o mínimo de 6 consultas durante o pré-natal. A gestação acompanhada pelo Enfermeiro é somente a de baixo risco, se houver algum problema de saúde encaminhar a gestante para uma unidade de alto risco materno, que deverá ser acompanhado pelo Médico.
Regularização do Pré Natal pelo Enfermeiro
Resolução Cofen nº 272/2002 – Cofen nº 223/1999

1ª consulta: 
Acolhimento
Cadastro SUS Pré natal
Preenchimento do cartão da gestante
Determinar peso perinatal e altura
Verificação da P.A
Sistematização da Assistência de Enfermagem
 Anamnese
 Exame físico
 Diagnóstico de Enfermagem
 Plano de Cuidados ( prescrição de enfermagem)
 Evolução
Exames de 1ª rotina
• Hemograma completo
• Bioquímica
• Glicose em Jejum
• Toxoplasmose IgG, IgM
• HIV • VDRL( sífilis)
• Rubéola IgG e IgM
• Hepatite C
• Hepatite B
• Citomegalovírus
• Tipagem sangüínea e fator Rh ( o teste de Coombs serve para determinar a presença de anticorpos irregulares em gestantes Rh negativo).
Obs: A gestante qdo for RH negativo, deverá receber a vacina anti RH após todo parto, não esquecendo que a mesma deverá ser aplicada no período de 72 hs pós parto.

Exames Complementares 
• EAS
• PARASITOLÓGICO
• USG
• PAPANICOLAU
2ª Rotina ( após 28 semanas) 
• VDRL
• HT E HB
• Glicose
• EAS
• HIV
• COOMBS INDIRETO
Outros 
• Traslucência Nucal /11ª e 14ª sem(espessura de até 2.5 mm)
• Morfológica ( 20ª e 24ª sem)
• USG com Doopler ( 26ª sem)

Avaliação Nutricional
IMC: peso
Altura²
Tabela comparativa:
↓ de 2: ↓ peso
20 e 25: peso adequado
26 a 30: sobre peso
↑ de 30: obesidade
↑ de 40: obesidade mórbida

 Ganho normal: de 11,5 a 16 kg
 Ganho ponderal: obesidade até IMC de 37 ( vigilância)
Avaliação da pressão:
PA conhecida: ↑ na PA sist > = 30 mmhg
↑ na PA distólica: > = 15 mmhg
PA desconhecida: > = 140X 90 mmhg
Avaliação do edema:
E I ( perimaleolar)
E II ( Tibia)
E III ( edema sacral)
E IV ( generalizado)
DHEG
A partir de 22 semanas, não tem proteinúria
PRÉ – ECLÂMPSIA 
Hipertensão + Proteinúria
Diastólica > que 100 mmhg ( corticóide com 36ª sem)
Proteinúria ≥ a 300mg/24hs
PRÉ – ECLÂMPSIA GRAVE:
Diastólica > que 100 mg
Creatinina > que 1,2 mg/dl
Proteinúria ≥ que 2.0 mg/dl em 24 hs
Hiportensor de escolha : Hidralazina e Aldomet
OBS.: Cerclagem a partir da 14ª semana
Uterolístico – relaxamento muscular ( Buscopam de 6/6 hs)
Avaliação de risco: 
Exames laboratoriais:
 Rastreamento de anemias: HT< 34% HB < 11,0 g
 Rastreamento de bacteriúria assintomática: EAS com piócitos > 6 e nitrito +
 Rastreamento e isomunização pelo fator Rh: solicitar Coombs indireto
 Rastreamento de Sífilis: Tratar com benzipenicilina
Fase primária: 1.200.000 UI em cada nádega ( dose única)
Fase secundária: 1.200.000 UI em cada nádega ( 2 doses), intervalo de 7 dias
Fase terciária: 1.200.000 UI em cada nádega ( 3 doses), intervalo de 7 dias

Vitaminas e Medicações: 
Candidíase:
 Nistatina, Niconazol creme vaginal 1 aplicador 1 X a noite por 10 dias
 Aumentar a ingesta de gordura
 Banho de acento e instilação com casca de arruda ( 100mg)
Infecção Urinária:
 Polaciúria- no pós tratamento fazer urinocultura
 Piócitos acima de 6: ingerir bastante líquido
 EAS com flora bacteriana aumentada e infecção vaginal coletar preventivo
 Piócitos a partir de 10 por campo: prescrever cefalexina VO 6/6 hs por 10 dias
Hipertermia:
Tylenol 1 cp de 6/6 hs
Êmese: Bromoprida 1 cp 8/8 hs
Sulfato Ferroso:
A partir de 20 sem 60 mg/dia
HB ≥ 12 % : 1 cp ao dia
HB ≤ 11 % : 2 cp ao dia
HB menor que 8 encaminhar ao pré natal de alto risco.
 OBS.: dosagem máxima de sulfato ferroso é de 240 mg/dia e manter a suplementação com sulfato até 3 meses após o parto.
Prevenção do tétano neonatal:
Esquema:
1ª dose
2ª dose proteje o bebê ( 2ª dose até 20 dias antes do parto)
( reforço) 3ª dose
Calendário de consultas: 
Mensal : até 34 semanas
Quinzenal : até 37 semanas
Semanal : até 42 semanas
DATA PROVÁVEL PARA O PARTO - DPP
(Regra de Nagele)
Dia = + 7 dias /Mês = - 3 meses
CÁLCULO DA IDADE GESTACIONAL - IG
Pegar o Dum e diminuir do n° de dias do mês da Dum.
Ex.: Dum = 20/01/2006
O mês de janeiro tem 31 dias = 31-20= 11
pegar somar os dias dos meses consecutivos até o dia atual.
Ex.: fevereiro até agosto = 28+31+30=31=30=31=31=212
hoje é dia 01/09/2006, pegar os dias do mês atual e somar tudo.
--- 11+212+ 1= 224
dividir o total por 7 (dias da semana)
Ex.: 224 ÷7= 32, ou seja, a cliente está com 32 semanas de gestação.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Enfermagem Pediátrica


Estou trazendo para vocês mais uma apostila de Saúde da Criança. Está dividida em:

  1. Classificação do RN
  2. Condições anatomofisiológicas dos RNs 
  3. Condições anatomofisiológicas dos RNs
  4. Características da pele do RN
  5. Assistência de enfermagem nos cuidados imediatos e mediatos ao RN
  6. Higiene corporal do RN
  7. Assistência de enfermagem ao RN no alojamento conjunto
  8. Amamentação
  9. Humanização da assistência ao RN de baixo peso
  10. Assistência de enfermagem ao RN portador de patologias prevalentes no período neonatal

Livro - Segredos em Pediatria - Medicina de Emergência
0,66 MB








Material retirado do Blog Enfermagem Amor e Luz by Danielle Ferreira

sábado, 12 de maio de 2012

A TODAS MARIAS E A TODOS OS JOÕES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA: NOSSAS HOMENAGENS!

PARABÉNS ENFERMAGEM BRASILEIRA! DIA 12 - DIA DO ENFERMEIRO DIA 20- DIA DO TÉCNICO E DO AUXILIAR DE ENFERMAGEM

a>
Maria, Maria
 É um dom, uma certa magia 
Uma força que nos alerta
 Uma mulher que merece 
Viver e amar 
Como outra qualquer 
Do planeta

 Maria, Maria 
É o som, é a cor, é o suor
 É a dose mais forte e lenta 
De uma gente que rí 
Quando deve chorar 
E não vive, apenas aguenta

 Mas é preciso ter força
 É preciso ter raça 
É preciso ter gana sempre 
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
 Mistura a dor e a alegria 

Mas é preciso ter manha
 É preciso ter graça 
É preciso ter sonho sempre 
Quem traz na pele essa marca
 Possui a estranha mania
 De ter fé na vida.... 

 Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
 Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
 Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
 Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
 De ter fé na vida....

 Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
 Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
 Ah! Hei!Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei!Ah! Hei!
Ah! Hei!
 Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

 Mas é preciso ter força
 É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
 É preciso ter graça
 É preciso ter sonho, sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
 Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
 Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
 Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

Maria Maria- Milton Nascimento

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Protocolo de Enfermagem: Saúde da Criança/ Saúde da Mulher/ Saúde do Idoso



Protocolos de Enfermagem da Atenção Básica - Programa Saúde da Família da Prefeitura Municipal de São Paulo que subsidiam a prática dos profissionais da rede.
Manual Técnico - Normatização de Rotinas de Enfermagem -SP
Protocolo de Enfermagem - Saúde da Criança -SP 2003
Protocolo de Enfermagem - Saúde da Mulher - SP 2004
Protocolo de Enfermagem - Saúde do Idoso - SP

Livro - Segredos em Pediatria - Medicina de Emergência
12,02 Mb






Livro - Endometriose




Livro muito interessante sobre endometriose, é da Clínica e Centro de Pesquisa em Reprodução Humana Roger Abdelmassih.

Livro - Segredos em Pediatria - Medicina de Emergência
0,47 Mb




Manual de Orientação à Saúde da Mulher



Cartilha desenvolvida pelo Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Rio Gavião - Pró-Gavião sob a responsabilidade da equipe do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM, da Universidade Federal da Bahia, em convênio com a Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero - REDOR. Traz informações básicas sobre o corpo da mulher e sua saúde. É um material bem simples, mas bem interessante.

Livro - Segredos em Pediatria - Medicina de Emergência
0,16 Mb








terça-feira, 1 de maio de 2012

Alunas do curso de enfermagem tiveram trabalhos aprovados em congresso


As alunas Naylla Amorim, Weruschka Galas, Danila Pacheco, Andressa Ramos e Mara Helena Andrade do 7º Bloco de Enfermagem da FAP do período diurno tiveram seus trabalhos aprovados para serem apresentados no 8º Congresso de Enfermagem do Piauí nos dias 17 a 19 de maio em Teresina, os mesmos concorreram a premiações.

Orientadora: Profª Keyla Mª G. Moreira Coelho
Temas:
O USO DE MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS ORAIS COMO INSTRUMENTO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA O PLANEJAMENTO FAMILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA (Naylla e Weruschka)
ANÁLISE DE ASPECTOS RELACIONADOS AOS HÁBITOS DE VIDA E PRÁTICAS ALIMENTARES DE GESTANTES CADASTRADAS EM UMA ESF NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI (Danila e Andressa)