segunda-feira, 30 de abril de 2012

EDITAL Nº 28/2012 – DAC de 27 de abril de 2012



PROCESSO SELETIVO DE ACADÊMICOS ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA, FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM, PSICOLOGIA, E NUTRIÇÃO PARA A BRINQUEDOTECA DA FAP-PARNAÍBA.

A Diretoria Acadêmica da Faculdade Piauiense – FAP, no uso de suas atribuições regimentais, torna público aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição o seguinte:

I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


1.      O Processo Seletivo de que trata esse Edital destina-se a selecionar acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia e de Bacharelado em Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição para cumprimento de Estágio Extracurricular Não Remunerado.

II - DA DISPONIBILIDADE DE VAGAS

2.      Serão disponibilizadas (20) vinte vagas para projetos que desenvolvam o tema: Educação, Saúde e Ludicidade, sendo distribuídas: a) (10) dez vagas para o turno da manhã, da seguinte forma: (02) duas vagas para projetos do curso de Pedagogia e (02) duas vagas para projetos do curso de Fisioterapia; (02) duas vagas pra projetos do curso de Enfermagem, (02) duas vagas para projetos do curso de Nutrição e (02) duas vagas para o projeto do Curso de Psicologia; b) (10) dez vagas para o turno da tarde, da seguinte forma: (02) duas vagas para projetos do curso de Pedagogia e (02) duas vagas para projetos do curso de Fisioterapia; (02) duas vagas pra projetos do curso de Enfermagem, (02) duas vagas para projetos do curso de Nutrição e (02) duas vagas para o projeto do Curso de Psicologia, para cumprimento da carga horária do Projeto de (20) horas;

III - CONDIÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VAGA

3.      Acadêmicos regularmente matriculados a partir do I Bloco até o penúltimo período de cada curso.
4.      Não poderão participar alunos abandonados ou desistentes que, porventura, não renovarem matricula no período de 2012.1 e perderam o vínculo com a instituição.
  
IV - DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

a.       Requerimento com a indicação do turno (manhã ou tarde) para realização do projeto, endereço completo e telefone;
b.       Cópia do Histórico Escolar atualizado comprovando que está matriculado, expedido pela Secretaria Geral de Registro e Controle Acadêmico;


 V  - SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

5.      A seleção será através da avaliação de um projeto apresentado no ato da inscrição que deverá contemplar o tema: Educação, Saúde e Ludicidade, atendendo os seguintes itens:
a)      Adequação ao tema do central da brinquedoteca;
b)      Viabilidade e realista;
c)      Coerência entre o título, os objetivos e a metodologia do projeto;
d)     Atenda ao roteiro do projeto (anexo I).
6.      No processo de análise dos projetos serão considerados os seguintes critérios: Adequado ao tema central (1,0 pt), relevante e realista (3,0 pt), atende ao roteiro solicitado (3,0 pt), coerência entre título, objetivos e metodologia (03pt)
7.      A nota mínima para aprovação do projeto será 7,0 (sete) pontos e no máximo 10,0 (dez) pontos, obedecendo ao número de vagas por curso e turno.
8.      As (20) vinte vagas serão preenchidas dentre os (10) dez melhores projetos classificados por turno de opção e por curso, ou seja, dez acadêmicos por turno, dois de Pedagogia, dois de Psicologia, dois de Enfermagem, dois de Nutrição e dois de Fisioterapia;
9.      A seleção para efeito de classificação será por ordem decrescente da nota alcançada  pelos projetos
10.  Em caso de empate, será classificado o aluno com o maior Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE);
11.  Persistindo o empate será dada prioridade ao candidato com maior idade;
12.  As vagas, porventura, que surgirem serão preenchidas de acordo com a relação de classificáveis;

 VI – DO ESTÁGIO

 13.  O período de vigência de execução dos projetos será de é de 21 de maio de 2012 a 17 de setembro de 2012, cada projeto deverá ser executado respeitando esse período com a carga horária de no máximo 20 horas;
14.  Os acadêmicos selecionados não terão vínculo empregatício com a FAP e exercerão atribuições definidas no projeto apresentado e de acordo com a proposta da Brinquedoteca;
15.  O acadêmico poderá ser dispensado do Estágio, antes de decorrido o prazo de sua duração, nas seguintes hipóteses:
a.       a pedido;
b.      por prática de ato que justifique seu desligamento, por falta grave;
c.       conclusão do curso, abandono, suspensão ou cancelamento do curso;
16.  A carga horária implicará no cumprimento do projeto, a execução do mesmo não poderá coincidir com o horário das aulas do acadêmico, em seu curso regular.
17.  Acadêmicos selecionados para a Brinquedoteca da FAP receberão certificado de execução do projeto, expedido pela FAP, com carga horária de 20h/aulas;
18.  O acadêmico poderá solicitar por mais um semestre letivo o estágio sendo que o mesmo deverá ser submetido novamente a novo processo seletivo.


 VII -  DAS INSCRIÇÕES

19.  Período: de 30 de abril a 11 de maio de 2012
20.  Local: Setor de Protocolo da FAP
21.  Horário: 08h às 12h e de 14h às 21h
22.  Inscrições Gratuitas.


VIII - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

21. O resultado das inscrições deferidas será  divulgado pela Diretoria Acadêmica, no Quadro de Aviso Institucional da FAP na data  de 14 de maio de 2012. O prazo para recurso será de 24h, a partir da data da publicação.


22. O resultado da presente seleção será divulgado pela Diretoria Acadêmica, no Quadro de Aviso Institucional da FAP, através de Edital no dia 17 de maio de 2012 e encaminhado à Coordenação de Curso.

 IX - DISPOSIÇÕES GERAIS


23. O acadêmico, ao efetuar sua inscrição, firmará compromisso, declarando conhecer e aceitar as condições estabelecidas nos termos deste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento
24. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Acadêmica.




Profª. Marlinda Pessoa Araújo
Diretora Acadêmica da FAP

 ANEXO I


PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA BRINQUEDOTECA



FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO
 (preenchimento pelos avaliadores)

Critérios
Valor Absoluto
Valor Relativo
1 – Adequado ao tema central
1,0

2 – Relevante e realista
3,0

3 – Atende ao roteiro solicitado
1,0

4 – Coerência entre título, objetivos e metodologia
5,0

Valor Total
10,0



1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1. Temática Central


1.2. Título do Projeto


1.3. Curso Vinculado


1.4. Natureza do Projeto

Palestra

Curso

Oficina

Visita

Mostra

Outros:

1.5. Equipe envolvida no projeto

NOME
QUALIFICAÇÃO
Discentes envolvidos (até três):




Graduandos












2. INFORMAÇÕES BÁSICAS DO PROJETO

2.1. Período de Realização


2.2. Carga horária
 20h

2.3. Horário


2.4. Local de Realização
FAP BR 343 Brinquedoteca Multidisciplinar

2.5. Público alvo


2.6. Número de vagas
  

3. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO PROJETO

3.1. Justificativa



3.2. Objetivos

       3.2.1 Geral

      3.2.2 Específicos 

3.3. Metodologia




3.4. Procedimentos avaliativos do projeto

      

3.5. Recursos Didáticos



3.6. Cronograma do Projeto



3.7. Forma de divulgação do projeto


3.8. Forma de socialização dos resultados do projeto


                  
4. RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

NOME
DATA
ASSINATURA










Parnaíba, ____ de __________ de ______



ANEXO II


CRONOGRAMA


PROCESSO DE SELEÇÃO
PERÍODO
Inscrições
30 de abril a 11 de maio de 2012
Resultado das inscrições
14 de maio de 2012
Resultado da seleção
17 de maio de 2012
Execução dos projetos
De 21 de maio a 17 de setembro de 2012



domingo, 29 de abril de 2012

Florence e as irmãs de caridade

Um interessante artigo sobre os fundamentos históricos da enfermagem pode ser acessado aqui.

Padilha MICS, Mancia JR. Florence Nigthingale e as irmãs de caridade: revisitando a história. Rev Bras Enferm 2005 nov-dez; 58(6):723-6.

"A caridade era o amor a Deus em ação, propiciando para aqueles que a praticavam o fortalecimento de caráter, a purificação da alma e um lugar garantido no céu. O cuidado dos enfermos, embora não fosse a única forma de caridade prestada,ele-vou-se a um plano superior, isto é, o que era um trabalho praticado apenas por escravos, se converteu em uma vocação sagrada e passou a ser integrado por homens e mulheres cristãos(ãs). Embora haja controvérsias sobre a elevação ou não da posição das mulheres pelo cristianismo, a opinião comum é de que o cristianismo propiciou às mulheres oportunidades para exercer um trabalho social honrado e ativo, particularmente para as mulheres solteiras e/ou viúvas, no cuidado aos pobres e aos doentes(2)."

"O trabalho da Companhia era o de alimentar os pobres, cuidar dos doentes nos hospitais, ir aos domicílios daqueles que necessitassem e realizar o trabalho paroquial. Foi uma das primeiras associações a realizar cuidados de enfermagem no domicílio, inaugurando um serviço importante de assistência social. Também reorganizaram os hospitais, implantando a higiene no ambiente, individualizando os leitos dos enfermos e dirigindo todo o cuidado desenvolvido no hospital."

O plano de conduta das Irmãs de Caridade prescrevia sempre o serviço espiritual aliado aos cuidados corporais de enfermagem, devendo ambos ser realizados com muita "humildade". Todas as candidatas a irmãs de caridade deveriam aprender as três virtudes formadoras da alma das irmãs: a humildade, a simplicidade e a caridade(3).

"Assim, o trabalho considerado braçal, mas que se constituía no cuidado de enfermagem, era realizado pelas irmãs de caridade e supervisionado pelas Senhoras da Confraria. Desta forma, os rituais do cuidado iam se construindo como um corpo de conhecimentos, sendo executados por pessoas específicas e ordenados por outras."

"Os rituais de cuidado iam se construindo numa base voltada para a prática do cuidar vivenciada pelas irmãs no cotidiano dos hospitais e dos domicílios, orientadas inicialmente por Luisa de Marillac e Vicente de Paulo, através de cartas, regulamento e transmissão verbal umas às outras, dando origem ao que seria, posteriormente, denominado de técnicas de enfermagem, organizadas numa base científica de cuidar, preconizada por Florence Nightingale."

"Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia(11), em 1854, quando com 38 mulheres (irmãs anglicanas e católicas) organizou um hospital de 4000 soldados internos, baixando a mortalidade local de 40% para 2%. Com o prêmio recebido do governo inglês por este trabalho, fundou a primeira escola de enfermagem no Hospital St. Thomas - Londres, em 24/06/1860."

"Um fato que é pouco reforçado pelos historiadores é o de que Florence Nightingale conheceu e apreendeu o trabalho desenvolvido pelas Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo em Paris, no Hôtel-dieu, onde acompanhou o tipo de trabalho assistencial e administrativo que realizavam, suas regras, sua forma de cuidar dos doentes, fazendo anotações, gráficos e listas das atividades desenvolvidas, e aplicou o mesmo questionário, que já havia distribuído nos hospitais da Alemanha e Inglaterra, tendo aprofundado seus estudos; a sua organização(14).
Num segundo momento, Florence Nightingale retornou a este hospital por mais um mês, vestindo com o hábito das irmãs, para sentir mais próximo o seu carisma, apenas residindo em casa separada. Possivelmente, o convívio com as regras de conduta das Irmãs de Caridade e as Senhoras da Confraria a influenciaram intimamente na construção do seu modelo de enfermagem."

" Florence Nightingale deu voz ao silêncio daqueles que realizavam o cuidado de enfermagem e que, provavelmente, não tinham noção da importância daqueles rituais que indicavam uma prática de enfermagem já organizada, tanto no cotidiano das ações de enfermagem como na distribuição do trabalho por classes sociais(2)."
.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Processo seletivo para professor da FAP 2012

 A Faculdade Piauiense informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Professores de Ensino Superior, visando preenchimento de 02 vagas para o curso de Enfermagem e 02 vagas, para o curso de Fisioterapia. As inscrições devem ser feitas até 31 de maio diretamente no protocolo da instituição, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h30min.... A taxa de inscrição é de R$ 50,00. A seleção será realizada e desenvolvida em três etapas: Prova escrita, de caráter eliminatório; Prova didática, de caráter eliminatório; Prova de títulos, de caráter classificatório. Confira mais informações no edital do processo seletivo. www.fapparnaiba.com.br.

Vacinação contra gripe 2012

Segredos em Pediatria - Medicina de Emergência




DOWNLOAD
Páginas: 46
Tamanho: 1 MB

Este livro traz a Pedriatria bem simplificada, indicada para consultas do dia a dia nas clínicas em Exames orais e escritos. Porém só tenho esse capítulo que aborda sobre "Emergências Pediatricas". Um belo livro, com enfoque de perguntas e respostas, onde proporciona um aprendizado fácil, gostoso e dinâmico. Aproveitem para baixar Logo! Afinal tem direitos autorais e pode ser excluido automaticamente pelo site em que publico.

Cartila - Mãe Trabalhadora que amamenta



DOWNLOAD Páginas: 24
Tamanho: 1.20 MB

Esta cartilha foi lançada com o intuito de dar algumas respostas à todas as mulheres que trabalham e que estão em aleitamento materno. Contém as seguintes informações: Direitos como trabalhadora e mãe; Enfatiza a importância do aleitamento materno, para facilitar a negociação com colegas e patrões afim de manter a amamentação; Como proceder para manter a amamentação e para continuar alimentando o bebê com o leite materno de forma segura, mesmo tendo que ficar longe do bebê. É uma revista bem simples que permite compreender alguns pontos importantes melhorando as orientações a serem dadas.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ações de enfermagem em bairros carentes da cidade

alt
Em virtude das práticas acadêmicas supervisionadas, referentes a disciplina saúde coletiva + DT, os alunos do curso de enfermagem (bloco VI-noite) realizaram atividades diversas em bairros carentes da cidade.
Entre as ações: palestra sobre higiene, alimentação saudável e higiene bucal; aplicação de flúor; verificação do cartão de vacina e administração das vacinas atrasadas; e ainda brincadeiras lúdicas.
Confira as fotos dos melhores momentos:
alt

alt
alt
alt

terça-feira, 24 de abril de 2012

Jornada de Enfermagem da NOVAFAPI


              Os acadêmicos interessados em participar tem até o dia 11 de maio para se inscrever na Jornada 
de Enfermagem da Novafapi, para maiores informações acesse o site da instituição www.novafapi.com.br.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resultado final do PIC - Saúde 2012

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE LTDA
EDITAL Nº 026 DE 18 DE ABRIL DE 2012 - DAC
DIVULGAÇÃO DE RESULTADO FINAL
DO PROCESSO SELETIVO DE ACADÊMICOS VOLUNTÁRIOS E BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC, ÁREA DA SAÚDE.

Conforme EDITAL nº 23, de 03/04/2012, que tem como objetivo selecionar alunos dos cursos de graduação desta IES para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC – segue o resultado final dos voluntários e bolsistas selecionados, conforme relação abaixo:

PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC)

TÍTULO DA PESQUISA: REMAPEAMENTO E REDISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA CIDADE DE PARNAÍBA –PI: UM MODELO ASSISTENCIALACADÊMICOS SELECIONADOS POR PROJETO
AUTOR RESPONSÁVEL (COORDENADOR DA PESQUISA):JOSÉ DE RIBAMAR XAVIER BATISTA / PROFESSORES ASSISTENTES:  GRACYANNE MARIA MACHADO VIEIRA MAYLLON VERAS DA SILVA 
BOLSISTA LUCYNARA BARROS ROCHA/ VOLUNTÁRIOS: MARLANE DA SILVA CARDOSO RAMOS E HELEN NAYRA DE OLIVEIRA SANTOS 

TÍTULO DA PESQUISA: A PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA: PERFIL DOS PRATICANTES DE CAMINHADA DA CIDADE DE PARNAÍBA - PI
AUTOR RESPONSÁVEL(COORDENADOR DA PESQUISA): MARCO ANTÔNIO LEITÃO BATISTA / PROFESSORES ASSISTENTES: FRANCISCA PORTELA DA CUNHA SUZANNE ARAGÃO MARINHO
BOLSISTA: ANTONIO DE PÁDUA ROCHA NÓBREGA NETO/ VOLUNTÁRIOS: DANILA PACHECO DA SILVA E ELIEL AGNELO SOUSA 

TÍTULO DA PESQUISA: MOTIVAÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO ÀS OFICINAS TERAPÊUTICAS
AUTOR RESPONSÁVEL(COORDENADOR DA PESQUISA): CLEIDIANE MARIA SALES DE BRITO / PROFESSORES ASSISTENTES: DANIEL RODRIGUES DE FARIAS E KEYLA MARIA GOMES MOREIRA COELHO 
BOLSISTA: JOSSÂNIA DOS SANTOS SOUSA / VOLUNTÁRIOS: BRUNA FONTENELE DE OLIVEIRA E RENATO FREITAS BESSA

TÍTULO DA PESQUISA: ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA - PI
AUTOR RESPONSÁVEL(COORDENADOR DA PESQUISA):  FLÁVIO FURTADO FARIAS/
PROFESSORES ASSISTENTES: KATRINE PRADO NASCIMENTO  E DANIELLE DE SOUSA BEZERRA
BOLSISTA: VICTOR GALENO DA COSTA LIMA VOLUNTÁRIOS: ELINE MENEZES PAIXÃO 

domingo, 22 de abril de 2012

Últimos dias de inscrições para Processo Seletivo do Ensino a Distância - UFPI

Últimos dias de inscrições para Processo Seletivo do Ensino a Distância - UFPI
    
       Quem estiver interessado em fazer uma graduação na modalidade a Distância a Universidade Federal do Piauí está oferecendo 3.125 (três mil, cento e vinte e cinco) vagas para 11 (onze) Cursos, em polos da Universidade Aberta do Brasil - UAB, situados em 16 (dezesseis) municípios do estado do Piauí. Das vagas, um percentual de 20% é reservado para cotistas. Entende-se por cotista o candidato que tenha cursado, integralmente, os Ensinos Fundamental e Médio em Escola Pública.   
      Os cursos oferecidos são: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Administração Pública, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras - Inglês, Licenciatura em Letras - Português, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química, na Modalidade a Distância, por meio de avaliação de conhecimentos pertinentes às diversas áreas do Ensino Médio.
       A seleção será realizada pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE). O edital contendo as normas, as rotinas e os procedimentos referentes ao Processo Seletivo Específico - Educação a Distância (PSE - EAD) 2012 pode ser baixado aqui.
      O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais). Os candidatos cotistas pagarão pela inscrição a quantia de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). A taxa de inscrição poderá ser paga em qualquer agência bancária ou nos seus correspondentes, em seus horários normais de funcionamento, até o dia 24 de abril de 2012.

Prova
      A prova ocorrerá no dia 20 de maio de 2012, das 8 às 13 horas, no Centro de Aplicação de Provas escolhido pelo candidato, em conformidade com as opções consignadas no Edital. 
     O exame será constituído de 65 (sessenta e cinco) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de respostas, das quais apenas uma é a correta, valendo cada questão um ponto e de uma redação de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), Biologia, Química, Matemática, Física, Geografia e História, do Núcleo Comum Obrigatório do Ensino Médio, e uma Redação.