sexta-feira, 30 de março de 2012

PLANO DE DISCIPLINA - SAÚDE DA MULHER E DO NEONATO

Sociedade de Ensino Superior Piauiense
Coordenação de Enfermagem
Curso de Enfermagem

Plano de Disciplina
Missão
 Fomentar, construir e sociabilizar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento humano com qualidade
1.    Identificação
Eixo Interdisciplinar:
O cuidar da dimensão do processo saúde doença nos diversos ciclos de vida.
Disciplina:
Enfermagem na Saúde da Mulher e do Neonato
Carga Horária:
204h
Período:
2012.1
Professor/a:
Keyla Maria Gomes Moreira Coelho
2.   Ementa

Assistência de enfermagem à mulher em todo o seu ciclo vital no aspecto ginecológico. Assistência de enfermagem obstétrica e neonatal. Pré-natal, parto e puerpério. Recém-nascido sadio e/ou com intercorrências comuns. Necessidades nutricionais da mulher em todo seu ciclo vital e no período gestacional. Aspectos éticos na atenção à saúde da mulher e do neonato. Violência contra a mulher. Questões de gênero Assistência de Enfermagem através do ensino clínico e prática acadêmica supervisionada.
3.   Objetivos
Geral:
- Prestar assistência de enfermagem à mulher em seu ciclo gravídico, puerperal e ginecológico e ao recém-nascido, bem como propiciar meios capazes de desenvolver conhecimentos e habilidades em assuntos de assistência obstétrica, neonatal e ginecológica, objetivando criar condições e qualificação profissional dos educandos.
Específicos:
-Discutir o processo histórico de construção da identidade feminina na sociedade brasileira;
-Desenvolver estratégias, atividades educacionais e assistenciais de enfermagem relacionadas à promoção da saúde e incentivo ao autocuidado às mulheres;
-Definir conceitos básicos dos assuntos abordados;
-Relacionar as principais manifestações clínicas da gravidez normal e com intercorrências, do puerpério normal e com intercorrências do recém nascido normal e com complicações bem como das intercorrências mais freqüentes em clínica ginecológica;
-Traçar, explicar e avaliar plano assistencial de enfermagem às diversas situações programadas e apresentadas;
-Descrever características importantes e aplicar técnicas de enfermagem específicas na assistência obstétrica, neonatal e ginecológica;
- Conhecer os direitos e deveres do enfermeiro obstetra, consoante a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem;
- Discutir estratégias de atuação do enfermeiro na assistência à saúde da mulher em todas as fases da vida;
-Fomentar no aluno o raciocínio clínico realizando avaliação, julgamento clínico e
a tomada de decisão frente aos agravos reais ou potenciais detectados.
4.   Conteúdo Programático/Cronograma de trabalho
Unidade
I /CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Introdução à disciplina de Saúde da Mulher e do Neonato
19 h/a
1.1.A construção da identidade feminina na sociedade brasileira.
1.2.Políticas públicas voltadas à saúde da mulher.
1.3.REVISÃO dos seguintes assuntos:
1.3.1.Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e mamas;
1.3.2.Fisiologia do ciclo menstrual;
1.3.3.Fecundação, nidação, placentação e desenvolvimento embrionário;
1.3.4.Exame físico geral;
§ Apresentação da disciplina
§ Exposição em aula
§ Aulas práticas

Fev
§ Plano de disciplina
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Peças anatômicas
§ Roteiros de aulas práticas

Unidade
II/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos

Assistência de enfermagem no campo
ginecológico

2.1. Saúde da mulher frente aos métodos contraceptivos - Planejamento Familiar
2.2. O cuidado de enfermagem à mulher que vivencia:
2.2.1.Doenças sexualmente transmissíveis;
2.2.2.Climatério, menopausa e senescência;
2.2.3.Violência contra a mulher: implicações sobre saúde reprodutiva;
2.2.4.Problemas ginecológicos: dor abdominal e pélvica, prurido vulvar, corrimento genital,sangramento genital, mastalgia, nódulo de mama, dismenorréia,síndrome pré-menstrual e intermenstrual, tumores pélvicos e abdominais.
2.3. O câncer cérvico-uterino e mamário:
2.3.1.Incidência, prevalência e mortalidade;
2.3.2.Determinantes e fatores de risco;
2.3.3.Prevenção, detecção precoce e controle;
2.3.4.Técnica de colheita de exame citopatológico.
2.4. Consulta de Enfermagem à Mulher.
2.5. Processo de Enfermagem.
2.6. Práticas Educativas.
2.7. Reabilitação do assoalho pélvico
2.8. Necessidades nutricionais da mulher e do neonato
§ Exposição em aula
§ Atividades individuais e em grupo
§ Aulas práticas
§ Visita técnica

Mar
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Roteiros de aulas práticas
§ Avaliações impressas

Unidade
III/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Assistência de enfermagem à mulher em idade fértil no ciclo grávido puerperal


3.1.Pré-Natal: Aspectos históricos, objetivos, importância;
3.2.Diagnóstico de gravidez. Terminologia obstétrica específica;
3.3.Alterações morfológicas e funcionais e suas repercussões sobre a saúde;
3.4.Risco gestacional;
3.5.Síndromes hipertensivas e Diabetes na gravidez;
3.6.Drogas no período gestacional e amamentação - medicamentos, álcool, tabaco, maconha, cocaína;
3.7.Infecções – locais, sistêmicas, congênitas;
3.8.Exames laboratoriais e comple-mentares de rotina; imunizações;
3.9.Avaliação do feto: crescimento e vitalidade;
3.10.Aleitamento e Pré-Natal;
3.10.1.Manejo da Amamentação;
3.10.2.Preparação para o parto e a amamentação;
3.11.Consulta de enfermagem em pré-natal.
3.12.Assistência à parturiente: admissão; técnica de parto; equipamento e material de sala de parto.
3.13. Parto: fatores; fenômenos, tipos e fases clínicas;
3.14. Acidentes do Parto
3.14.1.Patologias do funículo: circular de cordão, cordão longo, cordão curto, nó de cordão, procidência e prolapso.
3.14.2.Laceração do canal de parto.
3.14.3.Secundamento patológico: retenção placentária/acretismo, inversão uterina.
3.14.4.Atonia Uterina.
3.15. Puerpério: características; evolução: normal e com intercorrências;  

§  Exposição em aula
§ Seminários
§ Atividades individuais e em grupo
§ Aulas práticas

Abr/Mai/Jun
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Roteiros de aulas práticas

Unidade IV/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Assistência de enfermagem ao recém-nascido
4.1.Recém-nascido normal: conceituação, características físicas e fisiológicas, sinais de enfermidades; exame físico imediato e mediato; plano assistencial; alojamento conjunto.
4.2.Recém-nascido de risco: baixo peso e prematuridade: conceituação, características físicas e fisiológicas, cuidados específicos; problemas mais comuns que afetam o recém-nascido.
§ Exposição em aula
§ Atividades individuais e em grupo
§ Aulas práticas

Jun
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Peças anatômicas
§ Roteiros de aulas práticas

Unidade V/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos
Assistência de enfermagem obstétrica: aspectos
éticos e legais.
5.1.Aspectos éticos na atenção à saúde da mulher e do neonato.
5.2.Direitos e deveres do enfermeiro obstetra, consoante a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem;
§ Exposição em aula
§ Seminário
§ Aulas práticas

Jun/Jul
§ Data show
§ Apresentações em PowerPoint
§ Quadro acrílico e pincel
§ Roteiros de aulas práticas
§ Avaliações impressas
Unidade VI/CH
Conteúdos
Atividades
Período
Recursos

Prática acadêmica supervisionada
102h/a

6.1.Prática acadêmica supervisionada
§ Aula práticas supervisionadas
Mar/Jul
§  
5.   Metodologia de Ensino (descrever o desenvolvimento geral da disciplina, destacando o processo de interdisciplinaridade e as atividades práticas).

A disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher e do Neonato será ministrada no bloco VII no 1º período de 2012, proporcionando meio capaz de favorecer ao educando conhecimentos sobre uma das áreas específicas e prioritárias dos programas de saúde. As atividades serão desenvolvidas de forma a facilitar a interação da clientela aos objetivos a serem alcançados, utilizando-se recursos técnicos que favoreçam conhecimento, compreensão, análise, síntese e aplicação do conteúdo programático. O conteúdo prático será desenvolvido em laboratório. Será realizada visita técnica acompanhada do professor da disciplina, assim como aulas extras como forma de complementação a carga horária em conformidade com o MEC.
6.   Metodologia de Avaliação

Orientações institucionais
§ Considerar-se-á aprovado na disciplina o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento igual ou superior a 7 (sete) na média aritmética das três avaliações.
§ O aluno será considerado reprovado na disciplina caso se enquadre em um ou mais itens abaixo.
v Não alcançar 75% (setenta e cinco por cento) da freqüência às aulas e demais atividades escolares;
v Atingir média de aproveitamento inferior a 4,0 (quatro);
v Atingir média final inferior a 6,0 (seis);
v Estando apto a fazer a prova final, não o fizer, salvo nos casos previstos na legislação.
v Serão considerados como trabalho e avaliação, para efeito de registro no diário de classe duas verificações de aprendizagem, resultantes do conjunto solicitado durante o curso que se processará da seguinte forma:
§ Avaliação formativa, que implica na freqüência do aluno às aulas, com assiduidade e pontualidade, no engajamento do educando nas atividades práticas individuais e em grupo, na sua participação verbal nas discussões e debates no grupo.
§ Avaliação somativa que se refere aos resultados obtidos pelo educando nas verificações de seu aprendizado, apresentação de trabalhos individual e/ou em grupo.  
v   Defini-se como critério de assiduidade a freqüência mínima de 75% às aulas, sendo vetado o abono de faltas.
v   Define-se como critério de pontualidade a freqüência às aulas no horário estabelecido e em tempo integral.
v Os procedimentos avaliativos constarão de dois (02) momentos com o uso de no mínimo dois (02) instrumentos para cada momento de avaliação, atendendo as especificações a seguir:

1ª Avaliação
 Instrumentos de avaliação/Nota
Critérios/Nota

a) Avaliação Escrita (10,0)

§ Domínio do conteúdo (8,0);
§ Desenvolvimento do raciocínio (2,0)
Obs: cada aluno poderá receber uma bonificação de até 1,0 ponto nessa avaliação caso apresente o seminário de articulação teoria e prática.
b) Avaliação Prática (10,0)

§ Identificação correta das estruturas anatômicas assinaladas (10,0)
2ª Avaliação

a) Avaliação Escrita (10,0)

§ Domínio do conteúdo (8,0);
§ Desenvolvimento do raciocínio (2,0)
Obs: cada aluno poderá receber uma bonificação de até 1,0 ponto nessa avaliação caso apresente o seminário de articulação teoria e prática.
b) Avaliação Prática (10,0)

§ Identificação correta das estruturas anatômicas assinaladas (10,0)
7. Bibliografia
Básica:
Comple-mentar:










Obs: Planejamento sujeito a alterações durante o transcurso do período letivo em razão das necessidades da disciplina.

Aprovado em ____/_____/______


________________________________                            _______________________________________
Professor/a                                                                          Coordenação de Curso


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quarta-feira, 21 de março de 2012

A IMPORTANCIA DA PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER

  Ao longo dos anos, os serviços de saúde deram atenção especial ao diagnóstico e ao tratamento de doenças, deixando a prevenção em segundo plano. Porém, nos últimos anos, tem-se observado uma preocupação maior com a adoção de métodos preventivos com o objetivo de evitar o aparecimento das doenças, porque sabe-se hoje, que prevenir é sempre mais fácil e eficaz do que esperar a doença se instalar para então tratá-la. É ao o que chama de promoção ou prevenção primaria da saúde. No caso da saúde da mulher, o Ministério da Saúde já tem estabelecido dois programas principais de prevenção: o do cäncer de mama e do cäncer de colo de útero.
   A prevenção consiste em cuidados e realização de exames periódicos. Quanto à orientação de cuidados, é interessante observar que os mesmos cuidados podem servir para a prevenção e/ou controle de diversas doenças. Por exemplo, exercícios físicos regulares (que são aqueles realizados durante 40 minutos seguidos, por no mínimo 3 vezes por semana) ajuda a evitar ou controlar osteoporose, diabetes e doenças cardiovasculares como infarto e hipertensão. Porém, o melhor é que estes exercícios sejam sempre feitos sob supervisão de um profissional habilitado para que eles realmente tragam benefícios a saúde, e não venham a prejudica-la por terem sido realizados de maneira errada ou inadequada para aquela pessoa. Outra orientação é a adoção de uma dieta controlada e balanceada. Por dieta não entenda-se regime, e sim, o uso de alimentos saudáveis. Por exemplo, evitar alimentos gordurosos e frituras, e abusar de frutas, legumes e verduras ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e dislipidemias (alterações do colesterol e/ou triglicerídeos), além da osteoporose (verduras folhas verdes-escuras, como espinafre, couve e brócolis).
   No entanto a realização de exames físico, laboratorial e de imagem também deverá ser realizada com periodicidade mínima de 1 ano, sendo que em alguns casos pode ser necessário um freqüência menor. Os exames a serem solicitados dependerão da história médica de cada um e da propensão individual para desenvolver uma ou outra doença. Para as mulheres, entretanto, a realização de preventivo (citopatológico de colo uterino ou papanicolau) e de mama (exame físico, ultrassom ou mamografia, dependendo do caso) deverá ser feito anualmente. A solicitação de outros exames, como ultrassom pélvica ou densitometria óssea, dependerá da avaliação do médico especialista. Não deixe de realizar sua avaliação!
   A prevenção é o melhor remédio e está em suas mãos!